UEMG-Unidade de Frutal
   
Frutal
Mapa do Site    ·   Intranet    ·   Email   ·   Emissão de DAE
 

Notícia
NOSSA UNIDADE RECEBE SENADOR LINDBERGH FARIAS E CONVIDADOS PARA DEBATE SOBRE O PAPEL DA JUVENTUDE NA CONSTRUÇÃO POLÍTICA DOS DIREITOS SOCIAIS.


No dia 28 de Setembro, a nossa unidade recepcionou o Deputado Federal Adelmo Carneiro Leão, o Senador Lindbergh Faria, Delírios Utópicos de Claudio Prado (Mídia Ninja), Secretária Executiva dos Fóruns Regionais Patrícia Melo, Presidente do Diretório Acadêmico da Unidade Hígna Anthoanelle e ex Presidente do Diretório Acadêmio Jordana Alvarenga para um debate sobre O Papel Da Juventude Na Construção Política Dos Direitos Sociais.

Os componentes da mesa fizeram uma retrospectiva de movimentos sociais, mídia, política e história do Brasil até chegar à conjuntura atual e abordar o papel do jovem em todos esses momentos históricos. Abordaram também a opressão e silenciamento nestes períodos temerosos, mas colocando em evidência a força dos jovens e a construção através de muita luta e resistência.

O Senador Lindbergh compartilhou um pouco da sua história como líder do movimento estudantil e do movimento Caras Pintadas. Ele abordou um dos temas mais discutidos no plenário atualmente, que é a redução da maioridade penal e retrocessos do governo atual. A presidente do D.A, Hígna Antonelle, citou os jovens que resistiram no período da ditadura e aqueles que desapareceram lutando contra a opressão, como Honestino Guimarães, líder do Movimento Estudantil, que derramou o seu sangue pela militância enquanto estava sob custódia do Governo Brasileiro. Deputado Federal Adelmo complementou a fala da Hígna relembrando o seu momento de jovem militante, em que seu amigo e parceiro de Universidade foi morto no período de regime militar, e hoje, ele afirma que o seu trabalho no plenário é inspirado e em honra ao seu colega que hoje já não está mais aqui. Patrícia Melo lembrou também das minorias, das mulheres e a importância destes para à luta contra os retrocessos, afirmando que a esperança do nosso país são os jovens, não somente os jovens de idade, mas os jovens que defendem um país melhor. Os demais componentes da mesa estenderam o debate e abriram para a discussão com a plateia.

A Presidente do Diretório Acadêmico fez considerações sobre o tal:
Estar ao lado do Senador Lindbergh Farias e do Deputado Adelmo Leão, ambos combativos e que sempre atuaram em defesa da democracia, da legalidade e dos movimentos sociais, é, para nós do Diretório Acadêmico, motivo de imensurável honra. O debate veio em um momento extremamente oportuno. Nesse cenário de pós-golpe parlamentar e de desmanche acelerado da democracia, dos direitos e do patrimônio nacional, nós podemos observar que o discurso de ódio vem seduzindo uma parcela da população e que o conservadorismo tem avançado. O momento agora é de partir pra ofensiva. O preconceito nas entrelinhas é perigoso, em doses homeopáticas, reforça os estigmas e aprofunda os abismos entre os cidadãos. Revela a ignorância e alimenta o monstro da intolerância. Precisamos recuperar a centralidade da luta de classes.”

A UEMG sempre aberta ao espaço de diálogo e construção de toda a comunidade acadêmica. Eventos como este somam a toda cidade de Frutal.

 

 
Facebook Flicker Twitter YouTube YouTube
 
Área reservada aos Alunos e professores da UEMG


Repositorio Digital





 
 
      Periódicos Capes SciELO      

 

Rodape
 
 
Frutal

Instituição
Cursos
Vestibular
Biblioteca
Contato
Mapa do Sítio

Cursos

Administração
Comunicação Social
Direito

Geografia
Sistemas de Informação
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Frutal Online

WebGiz
Agendamentos
INOVA Comunicação
Facebook

Flicker
Twitter
SoundCloud
YouTube

UEMG

Editora da UEMG
Emissão de DAE
Intercâmbio
Intranet
Unidades da UEMG
Webmail

UEMG na WEB

Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG
 
 
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi UEMG
Av. Professor Mário Palmerio, 1001 - Bairro Universitário - Frutal/MG
CEP: 38200-000 - Telefone (34) 3423-2700 - FAX (34) 3423-2727