NOSSA UNIDADE RECEBE SENADOR LINDBERGH FARIAS E CONVIDADOS PARA DEBATE SOBRE O PAPEL DA JUVENTUDE NA CONSTRUÇÃO POLÍTICA DOS DIREITOS SOCIAIS.

No dia 28 de Setembro, a nossa unidade recepcionou o Deputado Federal Adelmo Carneiro Leão, o Senador Lindbergh Faria, Delírios Utópicos de Claudio Prado (Mídia Ninja), Secretária Executiva dos Fóruns Regionais Patrícia Melo, Presidente do Diretório Acadêmico da Unidade Hígna Anthoanelle e ex Presidente do Diretório Acadêmio Jordana Alvarenga para um debate sobre O Papel Da Juventude Na Construção Política Dos Direitos Sociais.

Os componentes da mesa fizeram uma retrospectiva de movimentos sociais, mídia, política e história do Brasil até chegar à conjuntura atual e abordar o papel do jovem em todos esses momentos históricos. Abordaram também a opressão e silenciamento nestes períodos temerosos, mas colocando em evidência a força dos jovens e a construção através de muita luta e resistência.

O Senador Lindbergh compartilhou um pouco da sua história como líder do movimento estudantil e do movimento Caras Pintadas. Ele abordou um dos temas mais discutidos no plenário atualmente, que é a redução da maioridade penal e retrocessos do governo atual. A presidente do D.A, Hígna Antonelle, citou os jovens que resistiram no período da ditadura e aqueles que desapareceram lutando contra a opressão, como Honestino Guimarães, líder do Movimento Estudantil, que derramou o seu sangue pela militância enquanto estava sob custódia do Governo Brasileiro. Deputado Federal Adelmo complementou a fala da Hígna relembrando o seu momento de jovem militante, em que seu amigo e parceiro de Universidade foi morto no período de regime militar, e hoje, ele afirma que o seu trabalho no plenário é inspirado e em honra ao seu colega que hoje já não está mais aqui. Patrícia Melo lembrou também das minorias, das mulheres e a importância destes para à luta contra os retrocessos, afirmando que a esperança do nosso país são os jovens, não somente os jovens de idade, mas os jovens que defendem um país melhor. Os demais componentes da mesa estenderam o debate e abriram para a discussão com a plateia.

A Presidente do Diretório Acadêmico fez considerações sobre o tal:
Estar ao lado do Senador Lindbergh Farias e do Deputado Adelmo Leão, ambos combativos e que sempre atuaram em defesa da democracia, da legalidade e dos movimentos sociais, é, para nós do Diretório Acadêmico, motivo de imensurável honra. O debate veio em um momento extremamente oportuno. Nesse cenário de pós-golpe parlamentar e de desmanche acelerado da democracia, dos direitos e do patrimônio nacional, nós podemos observar que o discurso de ódio vem seduzindo uma parcela da população e que o conservadorismo tem avançado. O momento agora é de partir pra ofensiva. O preconceito nas entrelinhas é perigoso, em doses homeopáticas, reforça os estigmas e aprofunda os abismos entre os cidadãos. Revela a ignorância e alimenta o monstro da intolerância. Precisamos recuperar a centralidade da luta de classes.”

A UEMG sempre aberta ao espaço de diálogo e construção de toda a comunidade acadêmica. Eventos como este somam a toda cidade de Frutal.