ÁGORA NEGRA REALIZA ATO PELA RESISTÊNCIA.

Em razão do Dia da Consciência Negra, o Ágora Negra realizou ontem (20), no hall de entrada de nossa unidade, um ato pela resistência. A ação contou com a participação dos membros do coletivo e dos grupos frutalenses Raça Negra (capoeira) e Moçambique.

O principal objetivo do ato foi mostrar à comunidade acadêmica que não há motivos para comemorar a data, mas que é necessário resistir e gerar reflexão sobre a condição da população negra na sociedade.

De acordo com Rhaíssa Lobato, membro do Ágora Negra, “o dia da consciência negra não é um dia que muda muita coisa na minha vida, pra mim é mais um dia de resistir e continuar como em todos os outros. As pessoas ficam com a ideia de que hoje você tem que pensar sobre os negros, ouvir sobre negros em alguma pauta, olhar pra gente como se fosse gente. Acontece que nos outros 364 dias do ano esquecem que existimos, nos calam quando abordamos algum assunto, não hesitam em fazer piada com o cabelo e etc. O ato foi isso, fizemos uma intervenção pra que a comunidade acadêmica ouvisse que existimos, e é na marra, porque ninguém sabe dos privilégios que vive até sair da bolha e olhar pro lado.

A unidade parabeniza o coletivo Ágora Negra pela iniciativa e agradece por ajudarem na construção de uma  universidade combativa e democrática.