PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA NÃO- VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Ocorreu na última quinta feira, 23, a palestra em comemoração ao Dia Internacional da Não-Violência Contra Mulher na Câmara Municipal de Frutal coordenada pelo Delegado de Polícia Civil Dr. Bruno Giovanini e a aluna do curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brenda Silveira, em parceria com a Prefeitura de Frutal, CRAS, CREAS e a Secretaria Municipal de Promoção Humana.

A palestra, que contou com cerca de 90 pessoas, trouxe conhecimento acerca da Lei 11.340/2006, intitulada Lei Maria da Penha, bem como dicas de apoio às vítimas e frases de emponderamento.
Destaque para nossa aluna, Brenda Silveira representou o Coletivo Bendita Geni – UEMG Frutal e frisou a importância em se debater um tema de tanta relevância no ambiente acadêmico com base em seu Projeto de Extensão “Violência contra a mulher: aplicação da Lei Maria da Penha na cidade de Frutal-MG” e fez questão de citar casos verídicos nos quais as vítimas são consideradas culpadas, se sentem impotentes e ao invés do amparo necessário recebem apenas críticas.

Além disso, fez questão de interagir com o público, de predominância feminina, por meio de uma dinâmica na qual questionou a primeira coisa que reparavam na mesma, que no momento era a saia curta, e citou o receio em sair na rua vestida como se sente bem por medo do que poderia acontecer.
Para encerrar a palestra e abrir espaço para discussões, Brenda ainda citou “em briga de marido e mulher se mete a colher, o garfo e a faca sim, a vítima é vítima independente da situação e nós mulheres não podemos nos calar”.