VISITA A ESCOLA TÉCNICA DE SÁUDE (ESTES), INSTITUIÇÃO VINCULADA A UFU, PARA PARCERIAS EM PROJETOS DE PESQUISA.

Na última quinta-feira, 03/05/2018, o diretor da unidade, Prof. Dr. Allynson Takehiro Fujita, juntamente com o coordenador de pesquisa, Prof.Dr. Rodrigo Ney Millan, visitaram a Escola Técnica de saúde, ESTES, em Uberlândia/MG, uma instituição pública federal vinculada a Universidade Federal de Uberlândia, UFU, com o objetivo de buscar parcerias com a unidade em projetos de pesquisa. Os professores da nossa unidade reuniram-se com o diretor da ESTES o Prof. Dr. Douglas Queiroz, a assistente da direção e coordenadora do projeto VIGIFLUOR a Profa. Dra. Juliana Faquim e a aluna Karen Katlein Dolenkei.

Em busca de ampliar as ações de pesquisa do projeto VIGIFLUOR a direção da escola entrou em contato com a UEMG buscando parceria no desenvolvimento das ações em pesquisa. O projeto tinha por objetivo inicial monitorar a concentração de flúor(fluoreto) nas águas tratadas de municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes e comparar com o preconizado pela legislação, a deficiência de flúor eleva a ocorrência de cáries na população. Com a parceria entre ESTES e a UEMG o projeto poderá alcançar novos objetivos que resultará não somente na análise da quantidade de flúor, mas também de outros compostos como nitrato, lítio, bário, entre outros e futuramente ampliar os estudos para agrotóxicos, hormônios e outras substâncias.

A proposta será submetida a linhas de fomentos do estado e sendo aprovada, resultará em aquisição de bolsas e equipamentos para os laboratórios da nossa unidade.

Ficou marcada para o dia 28 de junho uma segunda reunião para finalização da proposta, a linha de fomento e o tipo de equipamento a ser inserida na proposta.