UEMG-Unidade de Frutal
   
Frutal
Mapa do Site    ·   Intranet    ·   Email   ·   Emissão de DAE
 

Notícia
DIRETOR DA UNIDADE, PARTICIPA DE UMA AUDIENCIA PÚBLICA REALIZADA NA CAMARA DE VEREADORES DE FRUTAL EM CONVOCAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.


Na última quarta-feira (09), o diretor da nossa unidade prof. Allynson Takehiro Fujita atendeu a convocação do Ministério Público para participar de audiência pública realizada na Câmara de vereadores de Frutal. Presidida pelo Promotor de Justiça Dr. Renato Teixeira Rezende, a audiência objetivava discutir com empresários comerciantes de produtos de origem animal e a sociedade civil a possibilidade de regulamentar estabelecimentos que vendem produtos cárneos “in natura”, manipulada, temperada e transformada.
 
Representantes de órgãos fiscalizadores como Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), iniciaram o debate com os aspectos técnicos das leis federais e estaduais que regulamentam o setor e apresentaram informações sobre modelos de regulamentação já utilizados em outros municípios. Ex: Uberlândia/MG e Araguari/MG.

A presença da nossa universidade na audiência foi marcada pela exposição da coordenadora do curso de tecnologia em alimentos a Prof. Dra. Renata Campolim Camargo, que explicou a proposta já em andamento da criação do Núcleo Tec-Ali que irá realizar cursos de extensão aos comerciantes da área e oferecerá auxilio na execução das normas técnicas de manipulação de alimentos. A professora destacou ainda a importância de os estabelecimentos alimentícios contratarem funcionário(a) graduado em área alimentícia, tendo em vista que estes além de acompanhar e instruir todo o processo de produção, manipulação e transformação das carnes poderão assegurar a qualidade do produto que chega até o consumidor.

Ao final o promotor definiu a criação de uma comissão plural para aprofundar o tema e estudar a viabilidade ou não da criação de proposta de lei que regularizará as atividades do setor, composta por membros técnicos, acadêmicos, legislativo municipal, executivo e sociedade civil, em funções de titulares e suplentes, a comissão terá representantes da nossa unidade, a professora Renata Campolim Camargo, graduada em engenharia de alimentos e doutoranda em tecnologia ambiental, e o professor Eduardo Silva Martins, mestre em engenharia e ciências de alimentos e doutor em microbiologia aplicada,  esta comissão terá o prazo de até 60 dias para finalizar o estudo.

 

 
Facebook Flicker Twitter YouTube YouTube
 
Área reservada aos Alunos e professores da UEMG


Repositorio Digital





 
 
      Periódicos Capes SciELO      

 

Rodape
 
 
Frutal

Instituição
Cursos
Vestibular
Biblioteca
Contato
Mapa do Sítio

Cursos

Administração
Comunicação Social
Direito

Geografia
Sistemas de Informação
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Frutal Online

WebGiz
Agendamentos
INOVA Comunicação
Facebook

Flicker
Twitter
SoundCloud
YouTube

UEMG

Editora da UEMG
Emissão de DAE
Intercâmbio
Intranet
Unidades da UEMG
Webmail

UEMG na WEB

Facebook UEMG Twitter UEMG
 
 
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi UEMG
Av. Professor Mário Palmerio, 1001 - Bairro Universitário - Frutal/MG
CEP: 38200-000 - Telefone (34) 3423-2700 - FAX (34) 3423-2727