DIRETOR DA UNIDADE, PARTICIPA DE UMA AUDIENCIA PÚBLICA REALIZADA NA CAMARA DE VEREADORES DE FRUTAL EM CONVOCAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Na última quarta-feira (09), o diretor da nossa unidade prof. Allynson Takehiro Fujita atendeu a convocação do Ministério Público para participar de audiência pública realizada na Câmara de vereadores de Frutal. Presidida pelo Promotor de Justiça Dr. Renato Teixeira Rezende, a audiência objetivava discutir com empresários comerciantes de produtos de origem animal e a sociedade civil a possibilidade de regulamentar estabelecimentos que vendem produtos cárneos “in natura”, manipulada, temperada e transformada.

Representantes de órgãos fiscalizadores como Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), iniciaram o debate com os aspectos técnicos das leis federais e estaduais que regulamentam o setor e apresentaram informações sobre modelos de regulamentação já utilizados em outros municípios. Ex: Uberlândia/MG e Araguari/MG.

A presença da nossa universidade na audiência foi marcada pela exposição da coordenadora do curso de tecnologia em alimentos a Prof. Dra. Renata Campolim Camargo, que explicou a proposta já em andamento da criação do Núcleo Tec-Ali que irá realizar cursos de extensão aos comerciantes da área e oferecerá auxilio na execução das normas técnicas de manipulação de alimentos. A professora destacou ainda a importância de os estabelecimentos alimentícios contratarem funcionário(a) graduado em área alimentícia, tendo em vista que estes além de acompanhar e instruir todo o processo de produção, manipulação e transformação das carnes poderão assegurar a qualidade do produto que chega até o consumidor.

Ao final o promotor definiu a criação de uma comissão plural para aprofundar o tema e estudar a viabilidade ou não da criação de proposta de lei que regularizará as atividades do setor, composta por membros técnicos, acadêmicos, legislativo municipal, executivo e sociedade civil, em funções de titulares e suplentes, a comissão terá representantes da nossa unidade, a professora Renata Campolim Camargo, graduada em engenharia de alimentos e doutoranda em tecnologia ambiental, e o professor Eduardo Silva Martins, mestre em engenharia e ciências de alimentos e doutor em microbiologia aplicada,  esta comissão terá o prazo de até 60 dias para finalizar o estudo.