CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É APROVADO E AGUARDA CONFIRMAÇÃO DO GOVERNO

Foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONUN) da Universidade do Estado de Minas Gerais, o projeto que instaura a criação do curso de Engenharia Agronômica para a Unidade Frutal e aguarda apenas a aprovação do governo estadual. A proposta surgiu da possibilidade de reaproveitamento das estruturas utilizadas pelo recém-fechado curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Levantamento feito em 14 municípios indica a grande demanda que o curso de Engenharia Agronômica possui na região frutalense, sendo superior ao até curso de Medicina.
O processo de aprovação começou com a elaboração de um projeto pedagógico dentro da Unidade. Os professores Jhansley Ferreira da Mata e a professora Vanesca Korasaki ambos da área de engenharia agronômica, com ajuda do professor Thiago Torres Costa Pereira, geógrafo com mestrado e doutorado em engenharia agronômica, foram os responsáveis pela elaboração e aplicação do questionário e concepção do documento. Além de terem ajuda de outros professores da Unidade para elaborar a estrutura de cada disciplina que o curso necessita.
Após a aprovação pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) o projeto passou para o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (COEPE), que ficou responsável por solicitar um profissional da área para fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPPC), foi então reunida uma equipe para fazer as correções apontadas. Feitas tais correções seguiu para o CONUN que solicitou uma comissão para avaliar a viabilidade de receber o curso em Frutal. A comissão formada por seis engenheiros agrônomos e presidida pela pró-reitora de ensino, Elizabeth Dias Munaier Lages, comparou o impacto do curso de agronomia nas universidades da região com o gasto financeiro que será exigido para a implementação do curso na Unidade. Foi constatado impacto mínimo do curso ao estado com estimativa de R$800 mil por ano para manter o curso, pela necessidade de atualizar a bibliografia, de contratação de pelo menos quatro professores para cumprir requisitos de formação dos profissionais no quadro docente (que deverão ser contratados apenas dois após o inicio do curso) e a contratação de dois seguranças, dois técnicos agrícolas e um profissional de serviços gerais para cuidar da estrutura e dos equipamentos.
Além de aproveitar o quadro docente do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, o Prof. Dr. Jhansley Ferreira da Mata aponta que a efetivação do curso trará vida diurna à Unidade, que conta com dois cursos matutinos e nenhum vespertino no momento, e aos laboratórios que são utilizados atualmente nos cursos de Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Ainda é apontada pelo professor a integração que o curso trará a cidade e aos outros cursos já existentes na Unidade por meio de interdisciplinaridade e as contribuições à comunidade de produtores no combate a pragas, por exemplo.
O curso aguarda a aprovação do Estado. A previsão de abertura às vagas deverá ser para o vestibular 2019 da UEMG, dando início as atividades na Unidade Frutal.