UEMG-Unidade de Frutal
   
Frutal
Mapa do Site    ·   Intranet    ·   Email   ·   Emissão de DAE
 

Notícia
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É APROVADO E AGUARDA CONFIRMAÇÃO DO GOVERNO


Foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONUN) da Universidade do Estado de Minas Gerais, o projeto que instaura a criação do curso de Engenharia Agronômica para a Unidade Frutal e aguarda apenas a aprovação do governo estadual. A proposta surgiu da possibilidade de reaproveitamento das estruturas utilizadas pelo recém-fechado curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Levantamento feito em 14 municípios indica a grande demanda que o curso de Engenharia Agronômica possui na região frutalense, sendo superior ao até curso de Medicina.
O processo de aprovação começou com a elaboração de um projeto pedagógico dentro da Unidade. Os professores Jhansley Ferreira da Mata e a professora Vanesca Korasaki ambos da área de engenharia agronômica, com ajuda do professor Thiago Torres Costa Pereira, geógrafo com mestrado e doutorado em engenharia agronômica, foram os responsáveis pela elaboração e aplicação do questionário e concepção do documento. Além de terem ajuda de outros professores da Unidade para elaborar a estrutura de cada disciplina que o curso necessita.
Após a aprovação pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) o projeto passou para o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (COEPE), que ficou responsável por solicitar um profissional da área para fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPPC), foi então reunida uma equipe para fazer as correções apontadas. Feitas tais correções seguiu para o CONUN que solicitou uma comissão para avaliar a viabilidade de receber o curso em Frutal. A comissão formada por seis engenheiros agrônomos e presidida pela pró-reitora de ensino, Elizabeth Dias Munaier Lages, comparou o impacto do curso de agronomia nas universidades da região com o gasto financeiro que será exigido para a implementação do curso na Unidade. Foi constatado impacto mínimo do curso ao estado com estimativa de R$800 mil por ano para manter o curso, pela necessidade de atualizar a bibliografia, de contratação de pelo menos quatro professores para cumprir requisitos de formação dos profissionais no quadro docente (que deverão ser contratados apenas dois após o inicio do curso) e a contratação de dois seguranças, dois técnicos agrícolas e um profissional de serviços gerais para cuidar da estrutura e dos equipamentos.
Além de aproveitar o quadro docente do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, o Prof. Dr. Jhansley Ferreira da Mata aponta que a efetivação do curso trará vida diurna à Unidade, que conta com dois cursos matutinos e nenhum vespertino no momento, e aos laboratórios que são utilizados atualmente nos cursos de Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Ainda é apontada pelo professor a integração que o curso trará a cidade e aos outros cursos já existentes na Unidade por meio de interdisciplinaridade e as contribuições à comunidade de produtores no combate a pragas, por exemplo.
O curso aguarda a aprovação do Estado. A previsão de abertura às vagas deverá ser para o vestibular 2019 da UEMG, dando início as atividades na Unidade Frutal.

 

 
Facebook Flicker Twitter YouTube YouTube
 
Área reservada aos Alunos e professores da UEMG


Repositorio Digital





 
 
      Periódicos Capes SciELO      

 

Rodape
 
 
Frutal

Instituição
Cursos
Vestibular
Biblioteca
Contato
Mapa do Sítio

Cursos

Administração
Comunicação Social
Direito

Geografia
Sistemas de Informação
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Frutal Online

WebGiz
Agendamentos
INOVA Comunicação
Facebook

Flicker
Twitter
SoundCloud
YouTube

UEMG

Editora da UEMG
Emissão de DAE
Intercâmbio
Intranet
Unidades da UEMG
Webmail

UEMG na WEB

Facebook UEMG Twitter UEMG
 
 
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi UEMG
Av. Professor Mário Palmerio, 1001 - Bairro Universitário - Frutal/MG
CEP: 38200-000 - Telefone (34) 3423-2700 - FAX (34) 3423-2727