A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA – ENTREVISTA COLETIVA COM O PROFESSOR LEANDRO PINHEIRO

Por: Augusto Martins, Gabriela Amorin, Joice Fernandes

Na noite do dia 11, o quinto período do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais da Unidade de Frutal realizou a entrevista coletiva com o vice-diretor da Unidade, o Prof. Dr. Leandro de Souza Pinheiro. A aula prática, que foi supervisionada pela professora da disciplina de Assessoria de Imprensa, Dra. Marcela Paz, apresentou como objetivo oferecer aos alunos a experiência de uma das funções do profissional de assessoria.

Conheça um pouco mais sobre o vice-diretor da UEMG Frutal Leandro Pinheiro.

Pinheiro é doutor em Geografia pela Unesp de Rio Claro, possui 40 anos, é casado com Andréa e pai da Helena.

Durante a entrevista, o vice-diretor relatou a luta para estudar e ingressar na universidade. Ele destacou seu começo de carreira como professor, mas, sem esquecer-se de mencionar seu passado como pedreiro. “Antes da minha vida acadêmica e antes de eu ingressar na UNESP, eu era pedreiro.”

Embora apaixonado pela Arquitetura, ele disse ter se encontrado na Geografia. “Na Universidade, eu comecei um trabalho com uma professora que me orientou em cartografia, depois fui para a geomorfologia, que é o campo que eu atuo até hoje. A Geomorfologia Estrutural trabalha com as falhas geológicas, as rupturas mais acidentadas, desde então trabalhei com erosão no meu mestrado e doutorado. Em Frutal colaborei junto com a prefeitura para um projeto de recuperação de uma área que sofria com uma voçoroca que ameaçava uma creche.”

Vice-diretor da unidade aposta em diálogo com alunos e acredita em melhorias para a Unidade.

Durante a entrevista, uma das novidades apontadas pelo professor é a tentativa da direção em minimizar os problemas que envolvem os alunos relacionados a assuntos administrativos. Como exemplo, o vice-diretor relatou sobre o caso das multas da biblioteca. “A gente tem reduzido isso para valores bem menores e, por meio de doações nesses mesmos valores, podemos conquistar coisas que são importantes” Pínheiro lembrou que se a Unidade precisa, por exemplo, de toners para impressão, realiza-se uma negociação entre a administração da UEMG e o aluno para que ele possa efetuar a doação. Desta forma, é possível quitar a dívida com a biblioteca e suprir a Unidade dos materiais necessários para o seu funcionamento.

Sobre a atuação da gestão, o professor declarou que a Unidade contou com avanços e melhorias. A luta agora é para conseguir a utilização dos veículos parados há anos, a criação do conselho departamental e concurso para funcionários, além da utilização do espaço da nova biblioteca. “São com pequenas vitórias, que aos poucos vamos conseguindo nossos objetivos", finaliza ele.

Pinheira ainda aposta no diálogo e no trabalho democrático como os principais instrumentos para fortalecer o vínculo com os alunos. “Todos os dias e tendo a disponibilidade a gente vai receber vocês a qualquer tempo e a qualquer assunto também”.