LANÇAMENTO DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO REUNI ALUNOS, PROFESSORES E PSICÓLOGA PARA DEBATE NA UEMG

Foi realizado ontem, 19, o lançamento do vídeo-documentário (Des)amores, seguido de debate com os idealizadores do trabalho, Madelyne Boer, Vitória Camargo e Valdivino Júnior; o diretor da Unidade, Allynson Fujita; a psicóloga, Cláudia Mendonça; duas integrantes do coletivo Bendita Geni, Brenda Silveira e Camila Vieira; e, dois colaboradores do vídeo-documentário, Bárbara de Trói e Alex Ferreira. Apenas o professor orientador do trabalho, Plínio Volponi, não pode estar presente no evento por motivos acadêmicos em outra universidade onde ministra aulas.

O trabalho audiovisual preparado pelos alunos possui 10:48 minutos, possuindo o intuito de iniciar uma discussão recorrente nos últimos anos e que tende a crescer cada vez mais, o relacionamento abusivo. A ideia do tema surgiu por ser um problema que ainda é abafado pela sociedade e pelo medo que a vítima tem em falar e denunciar. De acordo com dados do próprio vídeo-documentário, apenas em 2016 mais de um milhão de atendimentos foram feitos pelo ligue 180 (número de atendimento à mulher), sendo 51% a mais que no ano anterior. Devido grandes incentivos em campanhas mais mulheres têm denunciado, mas vale destacar que não são apenas as mulheres que sofrem relacionamentos abusivos. Os abusos ocorrem em relacionamentos de casais heterossexuais (homem sob a mulher; mulher sob o homem) e casais homossexuais, sem esquecer que pode haver relacionamento abusivo entre pais e filhos, entre amigos, professores e alunos, veteranos e calouros, etc.

O link para acessar o documentário está disponível abaixo:
(Des)amores