UEMG-Unidade de Frutal
   
Frutal
Mapa do Site    ·   Intranet    ·   Email   ·   Emissão de DAE
 

Notícia
CVV ABRE LINHA GRATUITA PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO





Na madrugada do último domingo (1°) o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) se tornou gratuito. O órgão, CVV, funciona com voluntários que passam por treinamento de três meses para atender pessoas com problemas pessoais, depressão, etc., servindo como um preventivo ao suicídio. Além do número para atendimento, também é possível conversar por chat, presencialmente ou por e-mail.
A aluna de jornalismo formada em 2017 na UEMG Frutal, Thaísa Santana de Souza, em seu trabalho de conclusão levantou informações sobre depressão nas universidades e em pesquisa feita com os 45 alunos de todos os cursos e períodos da unidade, 20% não apresentou sinais de depressão, 47% apresentaram sinais leves, 20% moderados, e 13% apresentaram sinais graves da doença, estes em maior parte são veteranos de 2° e 3° ano de faculdade. Dados preocupantes em relação aos alunos da unidade.
A depressão é uma doença que vem crescendo no mundo a cada dia, entre 2005 e 2015 os casos de depressão cresceram 18,4% no planeta. Hoje cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença, e como consequência disto, cresceu 705% o número de pessoas que cometem suicídio no mundo inteiro. Segundo o Dr. Drauzio Varella existem sete níveis da doença com três graus diferentes, leves, moderados e graves. Os níveis são: 1 – Distrimia; 2 – Ciclotimia; 3 – Depressão endógena ou melancólica; 4 – Depressão atípica; 5 – Depressão sazonal; 6 – Depressão psicótica; e 7 – Depressão recorrente breve. No meio universitário o mais comum é a distrimia. Segundo dados da OMS, 50% dos universitários já passaram por algum tipo de transtorno psicológico, representando o motivo de 11% dos trancamentos de matrículas na UFBC, que não difere de outras universidades federais do país. Entre 2012 e 2017, na UFSCar, 22 alunos já tentaram suicídio. Na Unifasp e UFABC, cinco alunos consumaram o ato. Dados estatísticos afirmam que três a cada dez estudantes de Universidades Federais do Brasil já procuraram ajuda psicológica; 4,73% ainda estão em tratamento.
O número está disponível para atendimento gratuito 24h por dia, em todo território nacional. Em caso de angústias extremas, ou só precisar de alguém para te ouvir, não hesite, ligue 188. Valorize a vida!

 

 
Facebook Flicker Twitter YouTube YouTube
 
Área reservada aos Alunos e professores da UEMG


Repositorio Digital





 
 
      Periódicos Capes SciELO      

 

Rodape
 
 
Frutal

Instituição
Cursos
Vestibular
Biblioteca
Contato
Mapa do Sítio

Cursos

Administração
Comunicação Social
Direito

Geografia
Sistemas de Informação
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Frutal Online

WebGiz
Agendamentos
INOVA Comunicação
Facebook

Flicker
Twitter
SoundCloud
YouTube

UEMG

Editora da UEMG
Emissão de DAE
Intercâmbio
Intranet
Unidades da UEMG
Webmail

UEMG na WEB

Facebook UEMG Twitter UEMG
 
 
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi UEMG
Av. Professor Mário Palmerio, 1001 - Bairro Universitário - Frutal/MG
CEP: 38200-000 - Telefone (34) 3423-2700 - FAX (34) 3423-2727