CVV ABRE LINHA GRATUITA PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Na madrugada do último domingo (1°) o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) se tornou gratuito. O órgão, CVV, funciona com voluntários que passam por treinamento de três meses para atender pessoas com problemas pessoais, depressão, etc., servindo como um preventivo ao suicídio. Além do número para atendimento, também é possível conversar por chat, presencialmente ou por e-mail.
A aluna de jornalismo formada em 2017 na UEMG Frutal, Thaísa Santana de Souza, em seu trabalho de conclusão levantou informações sobre depressão nas universidades e em pesquisa feita com os 45 alunos de todos os cursos e períodos da unidade, 20% não apresentou sinais de depressão, 47% apresentaram sinais leves, 20% moderados, e 13% apresentaram sinais graves da doença, estes em maior parte são veteranos de 2° e 3° ano de faculdade. Dados preocupantes em relação aos alunos da unidade.
A depressão é uma doença que vem crescendo no mundo a cada dia, entre 2005 e 2015 os casos de depressão cresceram 18,4% no planeta. Hoje cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença, e como consequência disto, cresceu 705% o número de pessoas que cometem suicídio no mundo inteiro. Segundo o Dr. Drauzio Varella existem sete níveis da doença com três graus diferentes, leves, moderados e graves. Os níveis são: 1 – Distrimia; 2 – Ciclotimia; 3 – Depressão endógena ou melancólica; 4 – Depressão atípica; 5 – Depressão sazonal; 6 – Depressão psicótica; e 7 – Depressão recorrente breve. No meio universitário o mais comum é a distrimia. Segundo dados da OMS, 50% dos universitários já passaram por algum tipo de transtorno psicológico, representando o motivo de 11% dos trancamentos de matrículas na UFBC, que não difere de outras universidades federais do país. Entre 2012 e 2017, na UFSCar, 22 alunos já tentaram suicídio. Na Unifasp e UFABC, cinco alunos consumaram o ato. Dados estatísticos afirmam que três a cada dez estudantes de Universidades Federais do Brasil já procuraram ajuda psicológica; 4,73% ainda estão em tratamento.
O número está disponível para atendimento gratuito 24h por dia, em todo território nacional. Em caso de angústias extremas, ou só precisar de alguém para te ouvir, não hesite, ligue 188. Valorize a vida!