UEMG ABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2019

Estão abertas até o dia 6 de dezembro deste ano as inscrições para o Vestibular UEMG 2019. Serão oferecidas 3.226 vagas em 115 cursos presenciais, distribuídos em 16 municípios do estado de Minas Gerais.

Estão aptos a participar do processo seletivo aqueles candidatos que já concluíram ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, em quaisquer modalidades.

O Vestibular UEMG 2019 será composto por duas etapas: Provas de Habilidades Específicas e Provas Gerais.

As Provas de Habilidade serão aplicadas somente para os candidatos aos cursos de Artes Plásticas e de Música, oferecidos respectivamente em Belo Horizonte pela Escola Guignard e Escola de Música.

Já as Provas Gerais, comuns aos candidatos de todos os cursos, serão realizadas no dia 20 de janeiro de 2019, das 14h às 18h30, em todas as cidades nas quais a UEMG oferece cursos presenciais. Serão compostas por 54 questões objetivas, relativas às disciplinas correntes do Ensino Médio, e uma questão de redação.

As obras literárias indicadas para a realização das Provas Gerais são A Barca dos Amantes, de Antônio Barreto e O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

A empresa responsável pela organização do processo seletivo será o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As inscrições, no valor de R$ 125, e o edital podem ser acessados no site da empresa vestibular.uemg.br.

RESERVA DE VAGAS

Para a edição de 2019, a UEMG reserva 50% de suas vagas no Vestibular para aqueles que se enquadrem nas seguintes categorias: negros, indígenas, egressos de escola pública e pessoas com deficiência.

Para concorrer por essa modalidade, conhecida como PROCAN (Processo de Seleção Socioeconômica), os candidatos devem encaminhar documentos comprobatórios de seu pertencimento às categorias informadas, sendo avaliados por uma equipe de assistentes sociais.

Com exceção da última categoria, as demais devem adicionalmente comprovar carência financeira ou serem egressos de escola pública, conforme termos do edital de lançamento do Vestibular.

Os candidatos que forem considerados habilitados poderão concorrer ao Vestibular com outros candidatos em situação socioeconômica análoga, democratizando o acesso ao Ensino Superior gratuito no estado de Minas Gerais.

SiSU

Quem participou da última edição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio também pode pleitear uma vaga na UEMG. Basta acompanhar a abertura das inscrições no site sisu.mec.gov.br e oportunamente migrar as notas do ENEM para o SiSU.

Metade das vagas disponíveis em 113 cursos de graduação da UEMG são oferecidas nesta modalidade (com exceção aos cursos de Artes Plásticas e Música, oferecidos em Belo Horizonte e que dependem de Provas de Habilidades Específicas).

Os interessados podem participar tanto do Vestibular quanto do SiSU, ampliando assim suas chances de ingresso no Ensino Superior oferecido pelo Estado de Minas.

06/11/2018 Início das inscrições para o Vestibular e PROCAN
06/12/2018 Término do período de inscrições para o Vestibular