GRUPO DE PESQUISA LABIM PROMOVE A TERCEIRA EDIÇÃO DO SIMPÓSIO DE DISCURSIVIDADES MIDIÁTICAS

O terceiro Simpósio de Discursividades Midiáticas foi realizado no dia 27 de novembro, às 19h30, no anfiteatro da UEMG – Unidade Frutal, teve como tema “Imagem e Imaginário na era da técnica”.O evento é vinculado ao grupo de pesquisa “Labdim” (Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais) coordenado pelo professor Plínio Volponi. Segundo o professor, “o intuito é fazer um simpósio aberto à comunidade externa e interna da UEMG Frutal, para estimular a reflexão sobre os meios de comunicação e como lidamos com as questões comunicacionais no mundo contemporâneo”.
O evento teve início com uma palestra por vídeo ministrada pela professora Elisa Peres Maranho, da UTFPR, com o tema “Imagem e abstração a partir da obra de Vilém Flusser”, autor estudado por ela e também pelo grupo LabDim.
Os integrantes do grupo estudaram o livro “A Filosofia da Caixa Preta” durante o ano de 2018, o que influenciou no tema do terceiro simpósio. O livro de Flusser trata de questões imagéticas e faz alusão à era técnica em que vivemos. “Ao falar sobre imagem técnica, não tem como desvincular das imagens que produzimos no imaginário. Isso porque, a todo momento, nós construímos imagens do mundo em que vivemos, é a partir dessa construção que temos é que damos sentido ao mundo”, discorre o Profe. Plínio Volponi.
Filósofo theco e naturalizado brasileiro, Flusser teve influência do período pós 2ª Guerra Mundial. Em suas obras, demostrava a relação da comunicação com a imagem. De acordo com a palestrante, a imagem técnica busca orientar os nossos comportamentos e Flusser busca entender qual o tipo de comportamento a imagem busca orientar e a serviço de que ela está. A representação do mundo se dá por meio da imagem. A palestrante explica que, segundo os conceitos do autor, nós deixamos de entender o mundo concreto por si só e passamos a entendê-lo por meio das imagens, até chegarmos a um nível de abstração em que passamos servir e idolatrar essas imagens.
Após esta introdução, o professor Levi Henrique Merenciano, da UEMG, subiu ao palco para ministrar a palestra “Semiótica plástica e discursiva aplicada ao audiovisual”. Abordando a imagem na era técnica, o professor fez uma análise semiótica de alguns filmes e séries, dentre eles o “Eu, Robô” e o “The Vampire Diaries”. Além disso, teorizou sobre a semiótica discursiva e a aplicou em alguns vídeos publicitários, mostrando o efeito de sentido que elas produzem nas narrativas fílmicas.
A última atração da noite foi a exibição pela primeira vez na íntegra do videodocumentário: “Movimento Estudantil é estudante em movimento”, desenvolvido pelos alunos Maria Fernanda de Carvalho Pio e Robert Augusto de Souza, do curso direito, e Gabriela Ribeiro Amorin e Mariana Remer Bertolin, do curso de comunicação, sob a orientação do professor Plínio Marcos Volponi Leal, da UEMG.
O trabalho é fruto do edital 08/2017 da UEMG, financiado pelo PAEx, que tinha como objetivo a produção de um material audiovisual sobre os movimentos estudantis.  O documentário dialoga com o tema da noite, pois nele os estudantes falam a respeito da imagem que têm de si mesmos e de como enxergam o movimento estudantil ao responderem à pergunta: “O que é o movimento estudantil para você?”.
O evento terminou com um debate entre alunos e professores sobre os temas abordados e tem a quarta edição garantida para 2019. O simpósio deste ano foi organizado pelas professoras do curso de comunicação da UEMG Priscila Kalinke da Silva e Aida Franco de Lima juntamente aos demais integrantes do grupo de pesquisa.
(Texto de Monielly Barbosa)