UEMG-Unidade de Frutal
   
Frutal
Mapa do Site    ·   Intranet    ·   Email   ·   Emissão de DAE
 

Notícia
GRUPO DE PESQUISA LABIM PROMOVE A TERCEIRA EDIÇÃO DO SIMPÓSIO DE DISCURSIVIDADES MIDIÁTICAS


O terceiro Simpósio de Discursividades Midiáticas foi realizado no dia 27 de novembro, às 19h30, no anfiteatro da UEMG – Unidade Frutal, teve como tema “Imagem e Imaginário na era da técnica”.O evento é vinculado ao grupo de pesquisa “Labdim” (Laboratório de Discursividades Midiáticas e Práticas Socioculturais) coordenado pelo professor Plínio Volponi. Segundo o professor, “o intuito é fazer um simpósio aberto à comunidade externa e interna da UEMG Frutal, para estimular a reflexão sobre os meios de comunicação e como lidamos com as questões comunicacionais no mundo contemporâneo”.
O evento teve início com uma palestra por vídeo ministrada pela professora Elisa Peres Maranho, da UTFPR, com o tema “Imagem e abstração a partir da obra de Vilém Flusser”, autor estudado por ela e também pelo grupo LabDim.
Os integrantes do grupo estudaram o livro “A Filosofia da Caixa Preta” durante o ano de 2018, o que influenciou no tema do terceiro simpósio. O livro de Flusser trata de questões imagéticas e faz alusão à era técnica em que vivemos. “Ao falar sobre imagem técnica, não tem como desvincular das imagens que produzimos no imaginário. Isso porque, a todo momento, nós construímos imagens do mundo em que vivemos, é a partir dessa construção que temos é que damos sentido ao mundo”, discorre o Profe. Plínio Volponi.
Filósofo theco e naturalizado brasileiro, Flusser teve influência do período pós 2ª Guerra Mundial. Em suas obras, demostrava a relação da comunicação com a imagem. De acordo com a palestrante, a imagem técnica busca orientar os nossos comportamentos e Flusser busca entender qual o tipo de comportamento a imagem busca orientar e a serviço de que ela está. A representação do mundo se dá por meio da imagem. A palestrante explica que, segundo os conceitos do autor, nós deixamos de entender o mundo concreto por si só e passamos a entendê-lo por meio das imagens, até chegarmos a um nível de abstração em que passamos servir e idolatrar essas imagens.
Após esta introdução, o professor Levi Henrique Merenciano, da UEMG, subiu ao palco para ministrar a palestra “Semiótica plástica e discursiva aplicada ao audiovisual”. Abordando a imagem na era técnica, o professor fez uma análise semiótica de alguns filmes e séries, dentre eles o “Eu, Robô” e o “The Vampire Diaries”. Além disso, teorizou sobre a semiótica discursiva e a aplicou em alguns vídeos publicitários, mostrando o efeito de sentido que elas produzem nas narrativas fílmicas.
A última atração da noite foi a exibição pela primeira vez na íntegra do videodocumentário: “Movimento Estudantil é estudante em movimento”, desenvolvido pelos alunos Maria Fernanda de Carvalho Pio e Robert Augusto de Souza, do curso direito, e Gabriela Ribeiro Amorin e Mariana Remer Bertolin, do curso de comunicação, sob a orientação do professor Plínio Marcos Volponi Leal, da UEMG.
O trabalho é fruto do edital 08/2017 da UEMG, financiado pelo PAEx, que tinha como objetivo a produção de um material audiovisual sobre os movimentos estudantis.  O documentário dialoga com o tema da noite, pois nele os estudantes falam a respeito da imagem que têm de si mesmos e de como enxergam o movimento estudantil ao responderem à pergunta: “O que é o movimento estudantil para você?”.
O evento terminou com um debate entre alunos e professores sobre os temas abordados e tem a quarta edição garantida para 2019. O simpósio deste ano foi organizado pelas professoras do curso de comunicação da UEMG Priscila Kalinke da Silva e Aida Franco de Lima juntamente aos demais integrantes do grupo de pesquisa.
(Texto de Monielly Barbosa)

 

 
Facebook Flicker Twitter YouTube YouTube
 
Área reservada aos Alunos e professores da UEMG


Repositorio Digital





 
 
      Periódicos Capes SciELO      

 

Rodape
 
 
Frutal

Instituição
Cursos
Vestibular
Biblioteca
Contato
Mapa do Sítio

Cursos

Administração
Comunicação Social
Direito

Geografia
Sistemas de Informação
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Frutal Online

WebGiz
Agendamentos
INOVA Comunicação
Facebook

Flicker
Twitter
SoundCloud
YouTube

UEMG

Editora da UEMG
Emissão de DAE
Intercâmbio
Intranet
Unidades da UEMG
Webmail

UEMG na WEB

Facebook UEMG Twitter UEMG
 
 
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi UEMG
Av. Professor Mário Palmerio, 1001 - Bairro Universitário - Frutal/MG
CEP: 38200-000 - Telefone (34) 3423-2700 - FAX (34) 3423-2727