ELEITA CHAPA RESISTÊNCIA PARA O DIRETÓRIO ACADÊMICO (DA) 2019

Eleita nesta sexta-feira (30) por maioria de votos no pleito eleitoral a Chapa Resistência, candidata ao Diretório Acadêmico (DA) da Unidade Frutal, obteve 198 votos favoráveis contra oito negativos à posse. O mínimo para a homologação da eleição, de acordo com o estatuto do Diretório, é de 150 votos positivos.
Como representante máximo dos estudantes dentro da Unidade, o DA tem por obrigação dar suporte ao corpo estudantil, como explica a vice-presidente da chapa eleita, Mariana Borges. “O Diretório Acadêmico é a entidade estudantil de maior importância na Unidade de Frutal, é o órgão de maior representatividade, sendo responsável por todos os alunos da Unidade. Ainda que a maioria dos cursos possua seu próprio centro acadêmico o D.A representa a união desses estudantes, bem como dessas entidades”.
A chapa assume dentro de suas propostas os compromissos políticos e acadêmicos. “O ano de 2019 será um ano de grandes transformações políticas no contexto nacional. É nosso papel continuar lutando pelos estudantes e resistir para que nossos direitos sejam respeitados! Merecemos uma universidade pública, de qualidade, livre de preconceitos, com acesso amplo de todas camadas sociais, sem qualquer tipo de distinção!”. As propostas circulam no âmbito de estimular a pesquisa e extensão, ampliar o diálogo com as instâncias administrativas da universidade, abrir de debates e realizar de atividades práticas para fomento do senso crítico, lutar pela efetivação da Lei de Assistência Estudantil, melhorar a comunicação e informação entre estudante e universidade, entre outras ações políticas e acadêmicas.
Elucidando os direitos dos estudantes, este ano foi lançado oficialmente o videodocumentário “Movimento estudantil é estudante em movimento”, de organização de alunos da Unidade Frutal, dois deles parte integrante da gestão 2018 do Diretório Acadêmico (DA). O videodocumentário apresenta a trajetória dos órgãos de representatividade, explica e discute através da visão dos estudantes os movimentos e como esses enxergam a comunidade estudantil ao responderem à pergunta: “O que é o movimento estudantil para você?”. (...) O documentário teve exibição pela primeira vez na íntegra durante o III Simpósio de Discursividades Midiáticas na UEMG Frutal. Sob orientação do professor Plínio Marcos Volponi Leal, o trabalho foi financiado pelo PAEx, fruto do edital 08/2017 da UEMG com objetivo à produção de material audiovisual sobre os movimentos estudantis.
Mariana salienta sobretudo a essência e o intuito da chapa. “O D.A é a cara do movimento estudantil, e movimento estudantil é estudante e movimento, a gestão 2019 tem o intuito de fazer o melhor pra atender os interesses dos estudantes e fortalecer o movimento estudantil não só em Frutal mas na UEMG como um todo!”.