REITORA DA UFTM VISITA UEMG FRUTAL PARA FUTURAS COOPERAÇÕES

Estiveram presentes ontem (12) na Unidade Frutal a Reitora pro tempore da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), membros administrativos e docentes da área de ciências biológicas da UFTM de Iturama para realização de reunião e visita técnica em favor de colaborações institucionais entre as universidades.
O Professor de Agronomia da UFMT de Iturama, Helder Barbosa Paulino, que esteve anteriormente na Unidade para visita, propôs a ideia de construção de uma futura APCN (Avaliação de Proposta de Cursos Novos) em conjunto com os docentes da UEMG e UFTM, caso houvesse a possibilidade de uma parceria viável para criação de mestrado no campo das Ciências Biológicas. A reitora Ana Lúcia de Assis Simões sugeriu então um termo geral de cooperação que contemplasse todas as ações possíveis a ser desenvolvidas entre as universidades, desde pesquisa e extensão até eventos acadêmicos.
Favorável a cooperação o Diretor Allynson Takehiro Fujita explicou a situação dos recursos da UEMG pós Hidroex enfatizando a assinatura do convênio CVT-CENEP (UEMG-SEDECTES) e o termo de cessão à Universidade que permitirá o uso dos equipamentos. A utilização do maquinário foi possibilitada através da abertura da graduação em Engenharia Agronômica e o mestrado em Ciências Ambientais na Unidade para o ano de 2019.
Também na área de Ciências Biológicas a Unidade Frutal sustenta em funcionamento a pós-graduação em Agroecologia no Cerrado que respalda uma das exigências da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): a experiência dos docentes em ensino de pós-graduação, item que ajudou a sustentar a aprovação do mestrado em Ciências Ambientais.
Iturama assim como Frutal possui uma região favorável a pesquisa biológica. O campus possui três cursos, todas na área biológica sendo duas licenciaturas em Ciências Biológicas e Química e uma graduação em Agronomia.
Estiveram presentes na reunião o Diretor da Unidade Allynson Takehiro, o Vice-Diretor Leandro de Souza Pinheiro e professores da Unidade Frutal Maurício Bonatto de Castilhos, Gustavo Henrique Gravatim Costa, Osania Emerenciano Ferreira, Jhansley Ferreira da Mata, André Serotini, Tais Arthur Correa e Marli Graniel Kinn. Da UFTM de Iturama estiveram presentes os professores Daniela Pereira Garçon, Emilly Ruas Alkminin, Helder Barbosa Paulino, Danielle Mendonça Gonzalez Alves, Carlos Alessandro Chioderoli, Josué Ferreira Silva Junio, a coordenadora da Pesquisa e Extensão do UFTM – Campus Iturama Renata Pereira Alves Balvedi e a Reitora pro tempore da UFTM Ana Lúcia de Assis Simões.