OPORTUNIDADE EM PESQUISA PARA ALUNOS

O Prof. Maurício Bonatto M. de Castilhos procura alunos interessados em participar de projetos de pesquisa submetidos ao Edital PAPq 01/2019 da UEMG. Os alunos interessados deverão cumprir os seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado;
• Não ser aluno do 1º período;
• Ter média no histórico escolar de no minimo 70;
• Não possui vínculo empregatício;
• De preferencia aluno dos cursos: Geografia, Sucroalcooleiro ou Tecnologia em Alimentos.

O prazo para envio da documentação dos interessados será até dia 12/04/2019. Caso tenha interesse, envie um e-mail para mauricio.castilhos@uemg.br ou procure o Prof. Maurício em sua sala no Bloco B, Gabinete de Professores 1 (ao lado da sala de coordenação do Mestrado).Segue os projetos a serem desenvolvidos:

Projeto 1: Estudo da cinética do processo fermentativo do suco de abacaxi: uma abordagem físico-química
O objetivo geral do presente projeto é determinar a cinética do processo fermentativo do suco de abacaxi pérola, com a finalidade de determinar equações empíricas que caracterizem o comportamento da fermentação do suco desta fruta, auxiliando no controle do bioprocesso.

Projeto 2: Composição volátil de vinhos tintos Bordô e Isabel elaborados por processos alternativos de vinificação
Considerando a relativa escassez de dados na literatura sobre a composição volátil de vinhos de mesa brasileiros, este estudo objetiva a caracterização volátil detalhada de vinhos das cultivares Bordô e Isabel produzidos por três tratamentos: um tradicional, aplicado nas vinícolas brasileiras e dois alternativos, pré-secagem e chapéu submerso.