UEMG FRUTAL SEDIA I CONGRESSO DE JORNALISMO DA UNIDADE

A proposta que iniciou as atividades do I Congresso de Jornalismo da UEMG – Frutal se estendeu pelos dois primeiros dias de evento. Desde a abertura o congresso apresentou palestras, trabalhos e discussões que enfocam as adaptações e transformações da atividade jornalística contemporânea em suas diversas áreas.
A noite de abertura contou com as boas vindas da Reitora Profa. Lavínia Rodrigues via vídeo (disponível em:  https://urlzs.com/7MvXL) e a palestra “Nem verdadeira, nem falsa: a transformação da arquitetura da informação na época do Big Data e das Fake News" do sociólogo e doutor em Ciências da Comunicação, Dr. Masssimo Di Felici. O professor leciona na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também coordena o Centro de Pesquisa Internacional ATOPOS (ECA/USP) voltado aos estudos transdisciplinares sobre as transformações promovidas pelo advento das tecnologias comunicativas digitais, tema da palestra de abertura.
Na segunda noite (15), após as atividades de minicurso, videoconferência e apresentações dos Grupos de Trabalhos foi iniciada a mostra de documentários produzidos pelos alunos da UEMG Passos, um bate papo sobre pesquisa e a mesa redonda sobre “As transformações do Jornalismo no Séc. XXI” com professores da Unesp-Bauru e UFU.
Ainda participaram dos dois primeiros dias de apresentações os alunos do curso de jornalismo da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) – Campus Santa Mônica, UEMG – Passos e UEMG - Divinópolis.
A programação continua nesta quinta, último dia de evento. A partir das 14h acontecem às apresentações nos Grupos de Trabalho e das 19h30 às 21h, será realizada uma mesa redonda com profissionais do mercado da comunicação, quando ao fim acontecerá o encerramento.
Fotos: Assessoria de Comunicação e Inova de Jornalismo (Andreina L. Moreira)