UEMG-Frutal
   
Frutal
Mapa do Site    ·   Intranet    ·   Email   ·   Emissão de DAE
 

Matrícula Calouros
A matrícula é o ato formal de ingresso na Universidade e realiza-se dentro dos prazos fixados no Calendário Acadêmico, para cada período letivo. A matrícula será efetuada por grade fechada e/ou por disciplina conforme a adequação e mudança nos projetos político pedagógicos já devidamente aprovados pelo CONUN. Após a matrícula, o aluno poderá requerer aproveitamento de estudos.
Documentos necessários à matrícula:
a) requerimento de matrícula (modelo a ser fornecido pela Instituição);
b) certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente (uma fotocópia);
c) histórico escolar do Ensino Médio (uma fotocópia);
d) carteira de identidade ou equivalente (uma fotocópia);
e) CPF ou CIC (uma fotocópia);
f) certidão de nascimento ou casamento (uma fotocópia);
g) prova de quitação com o Serviço Militar, para os maiores de 18 (dezoito) anos, do sexo masculino (uma fotocópia);
h) título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, para os maiores de 18 (dezoito) anos (uma fotocópia);
i) uma foto 3x4 recente.
Observação: As cópias dos documentos não autenticadas deverão estar acompanhadas dos originais, para conferência.
O candidato que concluiu, no exterior, curso correspondente ao Ensino Médio, deverá apresentar, também, Declaração de Equivalência, expedida pelo órgão competente.
A matrícula deverá ser realizada pelo próprio candidato, se maior de 18 anos, ou pelos pais do candidato, se o mesmo for menor. Poderá, ainda, ser realizada por terceiros, mediante procuração, acompanhada das respectivas identidades do procurador e do mandatário.
A matrícula é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato, podendo ser cancelada pela Instituição a qualquer momento, com a consequente perda do direito à vaga, caso seja detectada qualquer irregularidade na documentação apresentada.
- No documento a ser apresentado letra (b) deverá constar expressamente que o candidato concluiu o Ensino Médio (2º grau)
- A não apresentação dos documentos exigidos nas letras (b) e (c), no ato da matrícula, importará em vedação da mesma.
- A época das matrículas será divulgada pela Secretaria Geral através dos quadros de avisos e site da Instituição – sistema GIZ (maio e outubro).
Importante: É proibido ao estudante ocupar 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Lei Federal n.º 12.089 de 11 de novembro 2009.

A matrícula deverá ser obrigatoriamente renovada a cada período letivo, no prazo estabelecido pelo Calendário Escolar. Não serão atendidas matrículas fora do prazo. Casos previstos por lei como: Serviço Militar, convocação judicial ou morte de parente de 1º grau, só serão aceitos para matrícula fora de prazo, se devidamente comprovados, a critério do Colegiado de curso. (Artigo 18 – Regimento Geral)

Matrícula por Procuração
É muito importante que a procuração, com firma reconhecida em cartório, e os necessários poderes, seja dada à pessoa idônea e conhecedora da sistemática de matrícula do UEMG, pois qualquer dificuldade deve ser resolvida dentro do prazo estipulado para matrícula. A matrícula por procuração não será objeto de revisão, e em hipótese alguma, a matrícula poderá ser realizada por outrem sem Procuração com firma reconhecida em cartório.
Desligamento da Universidade
Será cancelado e arquivado o registro acadêmico do aluno que se encontre em uma das seguintes situações:
I – não efetivar sua matrícula dentro do prazo;
II – for infrequente em todas as disciplinas em que esteve matriculado no semestre ou período, desde que a perda de frequência não tenha sido causada por aplicação de pena de suspensão;
III – apresentar rendimento global insuficiente em três semestres ou períodos, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
IV – ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso, não computados os períodos de trancamento total da matrícula.

Limite para integralização dos cursos O limite de integralização é o tempo máximo que o estudante dispõe para a conclusão do curso, excluídos o período de trancamento. É definido pelo Projeto Pedagógico, conforme indicação a seguir:
– 6 (seis) anos os cursos de Administração, Sistemas de Informação, Comunicação Social;
– 7 (sete) anos e seis meses para o curso de Direito;
– 4 (quatro) anos e seis meses para os cursos de Geografia, Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

 

 

 
Facebook Flicker Twitter YouTube YouTube
 
Área reservada aos Alunos e professores da UEMG


Repositorio Digital





 
 
      Periódicos Capes SciELO      

 

Rodape
 
 
Frutal

Instituição
Cursos
Vestibular
Biblioteca
Contato
Mapa do Sítio

Cursos

Administração
Comunicação Social
Direito

Geografia
Sistemas de Informação
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

Frutal Online

WebGiz
Agendamentos
INOVA Comunicação
Facebook

Flicker
Twitter
SoundCloud
YouTube

UEMG

Editora da UEMG
Emissão de DAE
Intercâmbio
Intranet
Unidades da UEMG
Webmail

UEMG na WEB

Facebook UEMG Twitter UEMG YouTube UEMG
 
 
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi UEMG
Av. Professor Mário Palmerio, 1001 - Bairro Universitário - Frutal/MG
CEP: 38200-000 - Telefone (34) 3423-2700 - FAX (34) 3423-2727